Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Programação do Congresso de Educação Inclusiva em Salvador é confirmada

Intercâmbio entre profissionais da educação dos países de língua portuguesa será realizado nos dias 28 e 29 de março 

Compartilhar

 

Profissionais de Educação atuantes em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe se encontrarão no Congresso de Educação Inclusiva (CEI): Intercâmbio entre profissionais da educação dos países de língua portuguesa, que acontecerá no Portobello Ondina Praia Hotel, em Salvador, nos dias 28 e 29 de março. Os palestrantes desses países, confirmados para o evento, reúnem larga experiência em suas áreas de atuação, com foco na inclusão escolar de Pessoas com Deficiência (PcD). O objetivo do evento é possibilitar uma visão global da educação inclusiva e, através dos conhecimentos e experiências compartilhados, fortalecer práticas educativas. O primeiro lote das inscrições com valores reduzidos termina hoje (20).

Segundo uma das organizadoras do evento, a psicopedagoga Patrícia Silva, a programação do CEI contribuirá de forma significativa para o alcance de um melhor atendimento às pessoas com deficiência nas escolas, além de favorecer a identificação das barreiras que dificultam a aprendizagem. “O compartilhamento das melhores práticas do processo de inclusão entre representantes de diferentes países favorecerá a busca por novos caminhos e estratégias que colaborem para o avanço da educação inclusiva”, frisou.

De acordo com o educador e autor de mais de 30 livros, Tiago Aquino (Paçoca), também organizador do Congresso, os participantes do CEI terão uma oportunidade única de estar “em um dos eventos mais esperados de 2020 que, depois de passar pela África e Europa, chega, finalmente, ao Brasil (...). O CEI também se diferencia por ser sediado na linda cidade de Salvador que, sem dúvida, envolverá o evento com muita cultura e arte”, destacou. 

Além de ricas palestras, o evento contará com apresentações culturais, noite baiana, lançamento de livros, city tour - para participantes de outras localidades que optarem pelo passeio - e outras surpresas. O CEI é realizado pela Mcsilva Produções e Eventos (Bahia) e pela Brincadeiras e Jogos (São Paulo), em parceria com a Associação Brasileira de Psicopedagogia (Seção Bahia), Projeto Abraço a Microcefalia, Editora Supimpa, Treina Educacional e Brinkedoteka. 

A programação divulgada pelos organizadores está quase fechada, mas ainda está sujeita a alterações. Mais informações podem ser conferidas no site mcsilvaeventos.com.br ou solicitadas pelo whatsapp (71)  98202-5143. As inscrições podem ser feitas através do Sympla (www.sympla.com.br/mcsilvaeventos). Um sorteio de prêmios para os primeiros 50 inscritos acontecerá no dia 20 de janeiro. 

Programação do CEI*

*Sujeita a alterações

Sábado - 28/03/2020

7:30 - Credenciamento 

08:30 - Abertura 

09:00 - Palestra  “A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: Impactos na Contemporaneidade” - Dr. Fernando Sérvulo – Advogado Mestre em Família (Salvador - Bahia).

09:30 - Palestra “A práxis pedagógica frente à Lei Brasileira de Inclusão” - João Edison Vilas Boas Prazeres – Pedagogo Especialista em Educação Especial na área da Deficiência Visual e ex-coordenador da Educação Especial do Estado da Bahia (Salvador - Bahia - Brasil).

10:00 - Coffee break

10:30 - Palestra Políticas Públicas de Promoção da Inclusão de Pessoas com Deficiência em Cabo Verde - Rosália Almeida Vieira - Pedagoga Mestre em Educação Especial com funções na Direção Geral de Inclusão de Cabo Verde (Ilha de Santiago - Cabo Verde).

 11:30 - Palestra “Angola e os Desafios da Inclusão Escolar de Crianças com Necessidades Educativas Especiais” - Janice Joannes Neves - Pedagoga PhD na Área de Educação Especial e representante em Angola da Associação Mundial de Educação Especial (Benguela - Angola).

12:30 - Intervalo para Almoço

14:00 - Palestra “Processo de atenção educativa de educandos em idade escolar com Necessidades Educativas Especiais na Cidade de Maputo - Moçambique” - Carlos João Figueiredo - Pedagogo Mestre em Ciências de Educação / Psicologia Educacional (Maputo - Moçambique)

15:00 - Palestra “A importância da mediação para inclusão da pessoa com deficiência, no contexto escolar” - Ariadne de Araújo Cruz - pedagoga Mestra e Doutoranda em Família na Sociedade Contemporânea (Salvador - Bahia - Brasil).

16:00 - Palestra “Contribuições da Psicopedagogia para Inclusão Escolar” - Palestra de Josana Baqueiro - psicopedagoga, psicomotricista, especialista em educação infantil e neuropsicologia, orientadora educacional (Salvador - Bahia - Brasil).

17:00 - Palestra “As contribuições da literatura infantil para a inclusão escolar” - Celina Bezerra - escritora com licenciatura em Letras (Português/Inglês), especialização em Educação Inclusiva e Educação da Infância com Ludicidade e MBA em Gestão de Recursos Humanos (Salvador - Bahia - Brasil)..

17:30 - Palestra “Projeto #PraCegoVer: uma conversa sobre deficiência visual e outras cegueiras” - Patrícia Braille, licenciada em Letras, especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e autora do Projeto #PraCegoVer (Salvador - Bahia - Brasil).

18:00 - Palestra “Desafios da Educação Inclusiva para as Pessoas com Deficiência na Guiné-Bissau” - Lázaro Barbosa - licenciado em Ciências da Educação, professor; coordenador pedagógico escolar e presidente da Federação das Associações de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Guiné-Bissau (Conacri - Guiné Bissau - África).

19:00 - Noite Baiana (com a Chef Êmille Melo) - apresentação cultural, degustação da culinária baiana, lançamento e autógrafo de livros.

Domingo - 29/03/2020

08:00 - Mesa Redonda "Formando Redes" - Associação Amigos dos Autistas da Bahia (AMA); Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Grande do Norte (Comade-RN); Obras Sociais Irmã Dulce (OSID); Centro de Atendimento de Cabo Verde e Cooperativa Coração Azul de Angola.

 09:00 - Palestra “O cérebro de quem brinca” - Liana Cristina Pinto Tubelo - profissional de educação física, especialista em Ciências do Movimento Humano e em Neuropsicologia, Mestre em Educação, Brinquedista, coordenadora do Espaço Fênix - Brinquedoteca Municipal de Capão da Canoa/RS e autora de livros (Capão da Canoa - Rio Grande do Sul - Brasil).

10:00 - Coffee Break

10:30 - Palestra “Brincadeiras e jogos no século XXI” - Tiago Aquino (Paçoca) - profissional de educação física, especialista em Educação Física Escolar; Coordenador da Pós-Graduação em Recreação e Lazer; Diretor da Kids Move Consultoria, Editora Supimpa, Entretenimento SP, Lab-Brincar e da Página Brincadeiras e Jogos. Influenciador digital; palhaço profissional e autor de 30 livros (São Paulo - São Paulo - Brasil).

11:30 - Palestra “A Psicomotricidade no Processo de Aprendizagem dos Educandos com Necessidades Educativas Especiais” - Alzira de Castro - psicomotricista e pedagoga especialista em Educação Especial (Deficiência Intelectual) e em Psicopedagogia (Salvador - Bahia - Brasil).

12:00 - Palestra “Taekwondo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” - Professor Rafael Caribé - Faixa preta de Taekwondo, idealizador do Taekwondo Adaptado e Inclusivo para pessoas com Autismo na Bahia e Voluntário na Associação Amigos dos Autistas da Bahia (Lauro de Freitas e Salvador-Bahia- Brasil)

 12:30 - Intervalo para almoço

14:00 - Palestra “Educação Inclusiva em Portugal: construir o avião durante o voo” - David Rodrigues - Professor Doutor em Educação Especial, Conselheiro Nacional de Educação e Presidente da Pró-Inclusão (Portugal).

15:00 - Palestra “Contribuições da ludicidade para a formação de professores de crianças com deficiência visual” - Luís Eduardo Santos Fragoso - profissional de educação física, mestre em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação; especialista em Educação Especial; professor de Educação Física para pessoas cegas, com baixa visão e deficiência múltipla sensorial  (Salvador - Bahia - Brasil).

15:30 - Palestra “A audiodescrição como recurso de adaptação pedagógica” - Daiane Pina - pedagoga, psicopedagoga, professora de educação inclusiva, audiodescritora, ledora e transcritora (Salvador - Bahia - Brasil).

16:00 - Mesa Redonda “Formando Redes” -  Associação Pezinho Torto; Casa Primavera - Cabo Verde; Federação Cabo-Verdeana das Associações de Pessoas com Deficiência e Instituto de Cegos da Bahia (ICB).

17:00 - Mesa redonda “Com a palavra, a família” - Joana Damásio, mãe de criança com a síndrome congênita do Zika vírus (Projeto Abraço a Microcefalia) e Patrícia Teodolina - mãe de jovem autista (Projeto FAMA).

18:00 - Palestra “Metodologia Ativa na Educação Inclusiva” - Augusto Cardoso - Professor Doutor e mestre em Administração, graduando em Pedagogia, escritor e coordenador do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário Dom Pedro II (O palestrante nasceu em Guiné-Bissau e está radicado em Salvador-Bahia há 17 anos)

19:00 - Encerramento 

 

Mais de Educação