Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Pesquisador da Fiocruz afirma que Brasil está mais preparado para lidar com Coronavírus do que com H1N1

Compartilhar

 Foto: Reprodução

O Brasil está mais preparado para lidar com o novo Coronavírus do que estava para lidar com a pandemia da gripe H1N1 em 2009, segundo o médico infectologista Rivaldo Venâncio, coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição científica vinculada ao Ministério da Saúde.

O médico pede que as pessoas se informem quanto ao novo vírus, mas que não há motivos para desespero. Ele ressaltou que a maioria dos casos, até então, são leves ou moderados.

 “A ampla maioria dos casos são leves e moderados – talvez uns 80%, 85%, até 90%. E é pequena a parcela de infecções com manifestações clínicas mais fortes”, explicou.

Ainda de acordo com Rivaldo, o Brasil tem evoluído muito nos últimos 20 anos no combate às emergências de saúde pública.

“O SUS, nosso Sistema Único de Saúde, e a rede de saúde complementar também cresceu nesse período. Isso fez com que pudéssemos antever algumas dificuldades e preparar estruturas para enfrentar o novo surto mundial de coronavírus com uma rapidez infinitamente maior do que em 2009, diante da pandemia de H1N1”, contou o médico.

Mais de Saúde