Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cultura

Anselmo Serrat, criador da Escola de Circo Picolino, será cremado hoje à 10h, no Jardim da Saudade

Compartilhar

 

O corpo de Anselmo Serrat será cremado hoje, 18.03, às dez da manhã, no cemitério Jardim da Saudade. Despois do velório realizado durante toda a noite no Circo Picolino, O corpo de Anselmo Serrat sai do circo em direção ao cemitério, onde será cremado.

O artista circense, roteirista e diretor Anselmo Serrat, criador da Escola de Circo Picolino, morreu ontem, 17.03, no Hospital São Rafael, aos 71 anos, vítima de um câncer contra o qual lutava desde 2018.

O artista deixa os filhos Iuri, Apoena, Luana e Jana, as duas últimas também artistas circenses, quatro netos e uma legião de admiradores do seu trabalho.

Anselmo Serrat nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de agosto de 1948. Começou no cinema, passou pelo teatro e adotou definitivamente a linguagem do circo no início da década de 1980, quando criou a companhia tapete mágico, com Verônica Tamaoki.

Anselmo e Verônica chegaram a Salvador em 1984, onde fundaram a Escola de Circo Picolino, responsável pela formação de várias gerações de artistas circenses.

Foi pioneiro na criação do circo social na Bahia, em parceria com o Projeto Axé e a Fundação italiana Ágata Esmeralda. Com a Cia de Circo Picolino realizou turnês pelo Brasil e Europa, com espetáculos focados na cultura baiana e brasileira e de nomes com Gláuber Rocha, João Ubaldo Ribeiro, Gregório de Mattos, Caetano Veloso, dentre outros.

Pelo conjunto da sua obra, Anselmo Serrat recebeu o título de Cidadão Baiano da Assembleia Legislativa da Bahia e a medalha de Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura.

O artista deixa os filhos Iuri, Apoena, Luana e Jana, as duas últimas também artistas circenses, quatro netos e uma legião de admiradores do seu trabalho.

 

Mais de Cultura