Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Na quarentena, tome cuidado com Hackers e Fake News

Compartilhar

 

Durante a pandemia global de COVID-19, a recomendação é ficar em casa e evitar ao máximo as saídas para não haver exposição ao Coronavirus.

Com todos em casa, é natural que a internet seja o meio mais utilizado para buscar informações e se comunicar, mas a navegação requer cuidados redobrados em tempos de disseminação de pânico através de notícias falsas, as chamadas Fake News.

Desconfie de textos sem fonte comprovada e de áudios sem a identificação do autor. Se o médico "Doutor Fulano do Hospital X" teria escrito um texto, ele poderia ter gravado um vídeo de si mesmo, dando suas credenciais. Afinal, que médico não tem um smartphone hoje?

Se uma instituição escreveu um texto sobre a doença, esse texto deveria estar no próprio site da instituição em vez de espalhado diretamente pelo whatsapp do seu vizinho.

E por último, mas não menos importante: Não acredite em nenhum link que te prometa alguma coisa de graça. Hackers se aproveitam da ingenuidade de usuários para postar links maliciosos, usando nomes de instituições renomadas e até do governo, roubando o seu nome e suas informações para cometer estelionato e fraudes.

E porque não aproveitar o tempo em casa para eliminar possíveis focos de Dengue, Zica e Chicungunha, que ainda estão fazendo vítimas?

Por fim, nunca é demais pedir: Lave as mãos com água e sabão. Evite o contágio mesmo dentro de casa e lembre-se: Não estamos de férias. Estamos na luta contra o Coronavirus, protegendo nossa família da doença e também do pânico e da mentira.

Alan Dourado

Mais de Saúde