Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Geração de atos no RH Bahia cresce após decreto que instituiu trabalho remoto

Compartilhar

 

Nos primeiros 15 dias do decreto nº 19.528/2020, que instituiu o trabalho remoto para servidores estaduais no grupo de risco para a Covid-19, foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) 13.351 atos relacionados à vida funcional dos servidores, como nomeações, exonerações, concessões de licença prêmio e movimentações internas. O número indica incremento de 16,2% em relação ao registrado na quinzena imediatamente anterior do mesmo mês e de 39% na comparação, por exemplo, com o período idêntico do mês de janeiro. 

 

Os números estão entre uma série de estatísticas que demonstram que o Estado vem conseguindo manter – e, em alguns casos, até aprimorar - a produtividade dos seus processos de Recursos Humanos, mesmo com parte das equipes atuando em regime de home office, graças às funcionalidades do RH Bahia, o sistema informatizado de gestão de pessoas adotado em todo a administração estadual desde janeiro de 2019.    

 

 "A ferramenta automatiza mais de 90% dos processos de RH do Estado: assim, por exemplo, o ato é gerado no próprio sistema e as lideranças dos órgãos não precisam estar em seus ambientes de trabalho para validá-los e assiná-los", explica o gestor do RH Bahia, Wilson Freitas Jr., ao lembrar também que o envio do ato para publicação pela Empresa Gráfica do Estado da Bahia (Egba) é realizado de forma automática.   

 

Para os servidores que atuam nas áreas de RH dos órgãos estaduais, o sistema tem se revelado essencial. Hipertensa, a gerente de gestão de pessoas da Uneb Auxiliadora Araújo está desde a publicação do decreto trabalhando em home office com o  SAP ECC - o aplicativo onde rodam os processos do RH Bahia - instalado em seu notebook.  

 

Sem qualquer dificuldade de acesso, Auxiliadora conta que o trabalho está até mais intenso, porque alguns servidores sentem-se inseguros na situação de crise e demandam mais informações do RH. "Ter ferramentas e um sistema informatizado como o RH Bahia tem sido fundamental para garantir a execução das tarefas e atender às demandas administrativas", opina.  

 

Facilidades no portal 

 

Outra vantagem do sistema - que está sendo vital neste momento em que é preciso reduzir ao máximo a proximidade física entre pessoas - são as facilidades oferecidas pelo Portal de Serviços do RH Bahia, um site utilizado pelos servidores estaduais para programar férias, acessar informe de rendimentos, solicitar licenças e movimentações de férias, entre outros procedimentos relacionados à vida funcional. 

 

Por meio do portal, o Estado envia mensagens on-line para os servidores, com informações sobre o trâmite de suas solicitações, e também para os gestores estaduais, sobre os procedimentos para gerir a vida funcional de suas equipes. Desde o decreto do último dia 16, foram efetuadas 16.411 notificações do primeiro tipo e 12.499 do segundo - uma média equivalente e até superior a de períodos anteriores.  

 

Service Desk 

 

Para completar, foi possível identificar no período pós-decreto uma tendência de melhoria também nos índices de desempenho do Service Desk do RH Bahia - que funciona de forma inteiramente remota, prestando atendimento aos profissionais de Recursos Humanos do Estado. De 16 a 31 de março, o serviço recebeu 699 novos chamados abertos pelas equipes para solução dos mais diversos problemas. Nos primeiros 15 dias do mês, haviam sido 948. 

 

Em compensação, o número total de chamados fechados - ou seja, aqueles que tiveram sua solicitação resolvida - subiu de 861 para 1.011. "Estamos conseguindo melhorar a nossa produtividade, mesmo com parte da nossa própria equipe atuando em home office", avalia Freitas Jr. 

 

Fonte: Ascom/Saeb 

 

Mais de Geral