Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Gastronomia

Cozinhar em tempos difíceis ajuda a ter um dia a dia mais saudável

Aproveite o momento para criar bons momentos com as crianças e melhorar ainda mais a alimentação de quem você ama 

Compartilhar

 

Não é segredo para ninguém que a pandemia afetou nossas vidas em todos aspectos. No entanto, apesar dos tempos difíceis, podemos extrair coisas boas do período, como sentir paz em meio ao caos ou mesmo fazer uma lista de ferramentas que podem nos ajudar a cuidar mais de nossa saúde mental. E, entre as positividades do #fiqueemcasa, as famílias puderam retomar as refeições caseiras.

De acordo com levantamento recente, 88% das empresas incentivaram ou exigiram que seus funcionários trabalhassem em casa. Além disso, com o fechamento das escolas, os pais, invariavelmente, acabam preparando comida com mais frequência. Essa também é uma forma de encontrar uma atividade para seus filhos. “Envolver as crianças no processo de preparação de alimentos faz com que elas se sintam incluídas e as incentivam a experimentar receitas saudáveis”, afirma Susan Bowerman, nutricionista, Mestre em Ciência e Nutrição dos Alimentos da Herbalife Nutrition.

Dicas de como preparar as refeições

Algumas vezes, no entanto, incluir as crianças no preparo das refeições pode parecer mais um obstáculo do que uma ajuda. Mas, para Susan, manter um senso de normalidade enquanto elas aprendem uma nova habilidade ajuda na evolução do processo. “As crianças acabam aprendendo sobre medidas, a seguir instruções e a ler receitas. Pesquisas também mostram que elas são encorajadas a comer alimentos mais saudáveis ​​quando estão envolvidas no preparo das refeições.”

De acordo com um relatório da Universidade de Washington, aqueles que cozinham mais em casa têm uma dieta mais baixa em calorias, açúcar e gordura. Além disso, ir para cozinha pode ser um momento de escuta da alma.

Crie uma rotina para cozinhar

Claro que isso não precisa estar escrito na pedra. Não existe a necessidade de ser “a terça-feira do lanche” ou “a quarta-feira do macarrão”. Mas, às vezes, ter uma diretriz ajuda a evitar indecisões, como não saber o que irá cozinhar no dia. Designe um ou dois dias para como você vai comer, não necessariamente o que vai comer, como segunda-feira sem carne ou um brunch no jantar uma vez por semana. Essa planejamento prévio pode ser de grande valia.

Tenha um estoque de receitas

Use um sistema que funcione para você. Pode ser rasgando páginas de receitas de uma revista e colocando em um fichário ou as salvando no seu computador ou smartphone. Reúna, de preferência, receitas agrade a todos. Você também pode fazer que, entre as tarefas culinárias de seus filhos, esteja reunir as receitas favoritas.

Faça uma lista e compre uma vez por semana

Com as idas limitadas ao supermercado, é importante se preparar fazer compras delivery ou pedidos para viagem. Verifique se você tem ingredientes suficientes na geladeira, no freezer e na despensa para preparar uma sopa rápida ou uma massa. Bons itens para se ter sempre à mão: feijão, atum e tomate; frutas congeladas, vegetais, carnes, peixes, aves; ovos, iogurte, leite e queijo. Escolha os legumes e as frutas que duram mais, como as cítricas, maçãs, cenouras, brócolis, couve-flor, couve, aipo e pimentão.

Compartilhe funções

Talvez o seu cônjuge seja ótimo com a faca, então, deixe-o com a tarefa de cortar. Já as crianças pequenas podem ajudar a medir. Outras pessoas são melhores para o serviço de limpeza. Dê a todos uma ideia do que cada um pode fazer de acordo com as respectivas habilidades. Essa será uma excelente forma de unir todos.

Pense rápido e fácil

Quantas vezes você comprou uma abóbora inteira com a melhor das intenções, mas acabou por vê-la apodrecer lentamente na gaveta da geladeira? Procure facilitar seu dia a dia com legumes congelados, verduras pré-lavadas e carne pré-cozida para ajudar a reduzir o tempo na cozinha. Além disso, voltando a dica de cima, tente comprar o que será consumido para a semana. Compras muito longas pode estragar e haver desperdício de alimentos.

Prepare mais em uma única vez

Se você sabe que vai usar cebolas picadas, alho e legumes em mais de uma refeição durante a semana, corte tudo de uma só vez e guarde na geladeira para tê-los à mão. Isso torna o preparo mais rápido e prático.

Faça arroz ou quinoa em maior quantidade e guarde ou congele o que sobrar para uma refeição futura. Você também pode cozinhar mais proteínas para outras refeições — a carne moída refogada que sobrou hoje pode ser usada na sopa ou em um molho amanhã.

Domine as maravilhas de um prato

Elabore refeições que incluam proteínas, legumes e carboidratos em um único prato. Considere sopas, massas e caçarolas.

Mudanças da noite para o dia não são fáceis, principalmente se for preciso envolver outros membros da família. Mas, começando aos poucos e de um jeito prático, você criará uma base que tende a melhorar com o tempo. Divirta-se experimentando e não fique surpreso se acabar gostando ainda mais da versão saudável.

 

Vida Simples

Mais de Gastronomia