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Mercado publicitário prevê queda de até 50% da receita no Brasil

Os dados são da pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda), promovida pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) com 344 agências de todo o País.

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Os meses de abril e maio devem ser de queda na arrecadação da maioria das agências publicitárias brasileiras (92,7%). É o que aponta a primeira edição da pesquisa VANPro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda) realizada em 2020 pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia).

 

“Essa edição da pesquisa teve como objetivo mapear os impactos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus nas agências, suas respostas empresariais, perspectivas de futuro e aprendizados dos empresários com uma situação extrema e inesperada”, ressalta o presidente da Fenapro, Daniel Queiroz.

 

Para 57,2% dos representantes das agências de propaganda que responderam à pesquisa, a previsão é de registrarem queda de até 50% em suas receitas. Quase um terço do total das empresas (32,8%) projeta queda entre 30% e 50%. Mais de um terço delas (35,5%) avalia a queda como sendo superior a 50%. Foram ouvidos 344 representantes de empresas do setor de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal, o que resulta na participação de todas as regiões do país, sendo 41% da região Sudeste, 26% do Nordeste, 18% do Centro-Oeste, 10% do Sul e 5% do Norte.

 

Uma pequena parte das empresas se mantém otimista e não projeta redução (6,4%) ou prevê aumento de receita (0,9%). Na visão completa sobre o ano de 2020 em comparação com o ano anterior, 93% das empresas acreditam em queda de faturamento, com 18,3% avaliando que haverá queda acima de 50%, mais de um terço (36,9%) projetando queda entre 30% e 50% e outra parte similar (37,8%) acreditando que esta queda será de até 30%. Uma pequena parte das empresas acredita que não terá queda (4,4%) ou que terá aumento de receita (2,6%).

 

Com relação às dificuldades que se impuseram neste momento, a captação de recursos foi a mais frequente apontada como sendo o maior desafio, com 28,5% das respostas, seguida da gestão financeira (27,9%) e manutenção dos contratos com clientes, com 24,1%. Gestão de equipe ou de projetos foram apontados como o principal desafio para 17,7% das empresas.

 

O futuro - A pesquisa VANPro perguntou aos empresários sobre as perspectivas de futuro para suas agências e sobre o tempo que avaliam necessário para recuperar os níveis de faturamento pré-crise. Aproximadamente um em cada quatro empresários (24%) acredita que levará menos de seis meses para recuperar o faturamento, enquanto que 42% avaliam que o tempo necessário para recuperação será entre seis meses e um ano. Já 30% avaliam que o tempo será superior a um ano, com 26% acreditando que levará entre um e dois anos e 4% acreditando que este tempo será superior a dois anos. “As agências estão se ressignificando, junto com seus clientes, para reduzir esse tempo de reconstrução”, avalia Vera Rocha, Presidente do Sinapro-Bahia.

 

Rafael Veloso

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