Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Gastronomia

Engordando na Ceia Junina? Confira dicas de um cardápio equilibrado para comemorar o São João em Família

Compartilhar

 

A época do São João é uma das mais esperadas do ano, seja pelos festejos, encontros familiares ou pela mesa farta. As comidas preparadas especialmente para estas comemorações, nos impressionam pelo sabor e aparência, mas também pelos seus benefícios nutricionais ou pelo alto nível calórico.

Arroz doce, bolo de fubá, cocada, bolo de aipim com coco, pamonha e a queijadinha estão entre as comidas típicas juninas que possuem valor calórico muito alto, os quais devem ser consumidos em moderação. Apesar do perigo na quantidade de ingestão desses pratos, a nutricionista do Sistema Hapvida, Geilma Rocha, explica que eles são produzidos a partir de ingredientes que possuem importantes benefícios nutricionais e, se consumidos da maneira correta, podem trazer benefícios ao organismo. O Milho, por exemplo, um dos principais ingredientes para as receitas juninas, além de saboroso, possui boas quantidades de carboidratos e vitaminas. Segundo a especialista, o legume é rico também em minerais e fibras, além de ser um importante antioxidante e não possuir glúten. Seu consumo pode ser feito na pipoca, no cuscuz ou na deliciosa pamonha.

Um outro importante alimento desta época é o amendoim, o qual é uma excelente fonte de gorduras boas que auxiliam no bom funcionamento do corpo, sobretudo na redução do colesterol. Já o aipim e derivados da mandioca, itens ricos em carboidratos, são bastante apreciados nesta época do ano. Eles são capazes de produzir a glicose de forma lenta e gradual. “O interessante do aipim é que ele é rico em fibras solúveis e ajuda na modulação e controle do colesterol”, explica Geilma.

Cuidados

Neste vasto cardápio possível durante as festas juninas, há opções que são boas para o organismo, mas é importante frisar que, em excesso, podem acabar dando um resultado oposto. "O ideal é ter sempre moderação", comenta a nutricionista. Além disso, ela destaca que como as comemorações são realizadas no período do inverno, as pessoas tendem a comer mais do que o normal. "É preciso tomar cuidado para não extrapolar e consumir mais energia do que se gasta", indica a especialista. Pensando em uma comemoração com refeições saborosas e nutritivas, Geilma propôs um cardápio para o São João em família. Confira:

 

Café da manhã

Mingau de milho com Leite de coco natural e canela (200 ml);

Ou suco de laranja com cenoura (200ml);

01 fatia de bolo de milho caseiro (150g) ou )1 fatia de cuscuz de milho;

01 fatia de mamão;

 

Lanche da manhã

01 laranja ou 01 tangerina ou 01 milho cozido;

 

Almoço

01 concha de feijão sem embutidos com espinafre;

02 colheres de sopa de arroz com cenoura;

Legumes no vapor (brócolis, abóbora, quiabo, abobrinha, chuchu, batata);

Salada tropical (alface, couve, rúcula, cenoura, espinafre, abacaxi);

01 colher de sopa de azeite de oliva;

01 tangerina;

Observação: para os pacientes com anemia falciforme, não utilizar frutas cítricas após o almoço);

 

Lanche da tarde

Pipoca;

Suco de laranja com 02 folhas de hortelã (200 ml) ou 01 porção de amendoim cozido 150g;

 

Jantar

01 Prato de salada crua com cenoura ralada, beterraba ralada, alface americano, couve, 01 fatia de manga com 01 bife de frango grelhado e desfiado.

Mais de Gastronomia