Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Martagão é um dos beneficiados da campanha Sorte Acelerada do Instituto Ronald McDonald. Saiba como ajudar

Valor obtido pelo hospital será aplicado no custeio do Serviço de Transplante de Medula ??ssea

Compartilhar

 

O Hospital Martagão Gesteira é uma das 29 instituições de todo o país que atuam com oncologia pediátrica e que serão beneficiadas pela campanha “Sorte Acelerada” do Instituto Ronald McDonald. A ação solidária sorteará um HB20 0km e o valor arrecadado com a venda dos cupons será revertido para a luta do câncer infantojuvenil. Para o Martagão, o montante obtido será aplicado no custeio do Serviço de Transplante de Medula Óssea.

“Todo apoio que nos é concedido para ajudar na luta do combate ao câncer infantojuvenil é sempre oportuno, porque as doações são parte da estrutura que sustenta o Martagão e nos permite tentar cobrir o nosso déficit mensal e poder oferecer serviços de saúde de qualidade a milhares de crianças baianas. Contamos com o apoio de todos para que esta campanha resulte em mais saúde para os nossos pequenos e pequenas”, ressalta a diretora do Martagão, Erica Oliveira.

O primeiro caso na Bahia de transplante de medula óssea em crianças e jovens na faixa etária de 0 a 14 anos pela rede pública será realizado pelo Martagão. No estado, este tipo de transplante já é realizado por outras unidades de saúde, mas somente em casos a partir dos 14 anos. Abaixo dessa idade, os pacientes têm que se deslocar para outros estados para viabilizar o tratamento. No caso do Martagão, unidade de saúde referência em atendimentos pediátricos na Bahia, o serviço abrangerá a faixa etária de 0 a 18 anos.

O sorteio, uma parceria do instituto e a Hyundai Motors Brasil, ocorrerá em 9 de setembro, na Loteria Federal. A campanha “Sorte Acelerada” beneficiará projetos em todo país e o desafio é vender 500 mil cupons no valor de R$10,00 cada, para arrecadar recursos que serão investidos na causa da oncologia pediátrica do país. Os cupons podem ser adquiridos sem sair de casa, através do site www.sorteacelerada.org.br/compraonline.

O superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, destaca que os recursos arrecadados com a Sorte Acelerada serão investidos em projetos para preservar a segurança do atendimento dos pacientes e ampliar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer no Brasil ao mesmo nível de países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como os Estados Unidos e os do continente europeu, que ultrapassam 85% de cura.

A chance média de sobrevivência à doença é estimada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 64%. Porém, as chances não são as mesmas em todas as regiões do país. Conforme o levantamento feito pelo Inca, enquanto as chances médias de sobrevivência nas regiões Sul são 75% e na região Sudeste são 70%, nas Região Centro-Oeste, Nordeste e Norte elas são 65%, 60% e 50% respectivamente.

Nesse momento em que a Pandemia da COVID-19 assola o mundo e o Brasil, os hospitais necessitam de Equipamentos de Proteção individual (máscaras cirúrgicas e de proteção respiratória, luvas, proteção ocular), respiradores e termômetros digitais, além de produtos de higiene (álcool gel e 70%) e as Casas e Grupos de apoio também demandam materiais e kits de higiene e cestas básicas para distribuição às famílias sem renda.

 

Anderson Sotero

 

Mais de Saúde