Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Cinco dicas para mudar seus hábitos alimentares

Nutricionista faz recomendações sobre limites para industrializados, consumo de água e uso de temperos, entre outras práticas a serem adotadas 

Compartilhar

 Frutas, frutas, frutas: consuma todos os dias, inclua no café da manhã e nos lanches

Você está cansado de fazer dietas milagrosas e não obter resultados? Trago algumas dicas para você, aos poucos, incluir na sua rotina alimentar. A inclusão de novos hábitos é a chave dos sucesso para uma vida mais saudável.

1) Pratique o consumo consciente. Se você optar por consumir em algum momento da sua semana alimento industrializado (fast foods, bolachas recheadas, pizza, hambúrguer, salgadinhos etc), estabeleça um limite. Por exemplo: Se você consome todos os dias, que tal reduzir para três vezes na semana? Trabalhar redução de danos é essencial para a reeducação alimentar. Consumo consciente também está ligado à maneira com que você consome. Experimente se alimentar sem distrações (televisão, celular, notebook) e leve sua atenção totalmente ao alimento. Quando consumimos com atenção plena, a tendência é reduzir a quantidade de comida que iríamos comer, pois conseguimos identificar a saciedade, ou seja, o quanto nosso corpo precisa.

2) Consuma todos os dias frutas e verduras, que contêm muitas vitaminas e minerais, além de serem fonte de fibras e ajudar no trânsito intestinal. Você pode se organizar para consumir frutas no café da manhã, no lanche da manhã e no lanche da tarde. Frutas podem ser incluídas com iogurte natural, acompanhadas de um bom café, podem ser feitas batidas e shakes e também podem virar um bolinho feito em casa. Com relação aos legumes, que tal consumir no almoço e na janta? Eles podem ser crus como salada, cozidos, refogados, assados no forno, grelhados na frigideira. Podem ser transformados em torta de legumes ou suflê. Arrisquem-se na cozinha e fujam da monotonia alimentar!

3) Não esqueça de beber água. Se você não tem o costume de ingerir água, pense em ir aumentando o consumo aos poucos. E se você tem dificuldade de ingerir água, pense o porquê desse comportamento. Se você não gosta de beber água por não ter gosto, invista em montar uma água saborizada. Vamos lá, é bem simples: em uma jarra, coloque água mineral, adicione frutas da sua preferência picadas (laranja, limão, morango, abacaxi...). Você pode também adicionar canela em pau, hortelã, cravo, como preferir, Misture tudo com a ajuda de uma colher e deixe na geladeira para ir tomando. Se seu problema é esquecer de tomar água, minha sugestão é aplicativos de celular ou até mesmo, despertador. Vá na loja virtual do seu smartphone e procure por “água”. Existem vários!

4) Organize sua alimentação. Faça uma lista de compras, para que você tenha sempre disponíveis alimentos de boa qualidade nutricional, pois, assim, evita consumir fast food e/ou industrializados. Comece pensando no seu consumo de frutas: quantas você come por dia? Multiplique esse número pela quantidade de dias da semana. Vou exemplificar: um cacho com 4 bananas + 4 maçãs + 2 peras + 2 ameixas. Você evita o desperdício e também que faltem esses alimentos no seu dia a dia.

5) Troque temperos prontos por temperos naturais. Os prontos contêm grande quantidade de sódio e outras substâncias não muito interessantes nutricionalmente. Inclua temperos naturais na sua comida, tais como: orégano, páprica, açafrão, ervas finas, louro, cheiro verde, salsa, cebolinha, alecrim, manjerona, manjericão... O que for de sua preferência. Lembre-se: todo processo de mudança de hábitos é gradual, tenha paciência!

 

 

Laura Só Araújo*

 

*Nutricionista graduada pela UFRGS e pós-graduanda em Equilíbrio Alimentar

 

Gauchazh

Mais de Saúde