Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Presidente do Brasil libera R$ 2 bilhões para produção de vacina contra a Covid-19

Compartilhar

 

Uma Medida Provisória (MP) foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (06/8) liberando cerca de R$ 2 bilhões em crédito extraordinário, para a produção e disponibilização de uma possível vacina contra a Covid-19, que se encontra em fase de pesquisa. “Talvez em dezembro, janeiro, exista a possibilidade da vacina, e daí esse problema estará vencido poucas semanas depois”, ressaltou o chefe de estado.

A MP foi assinada pelo presidente em evento no fim da tarde de hoje, no Palácio do Planalto. Na oportunidade Bolsonaro ainda fez uma crítica ao governado de São Paulo, João Doria (PSDB). “E o que é mais importante nessa vacina, diferente daquela outra que um governador resolveu acertar com outro país, vem a tecnologia pra nós. E junto com os meios que nós temos, nós temos como realmente dizer que fizemos o possível e o impossível para salvar vidas, ao contrário daqueles que teimam em continuar na oposição desde 2018, dizer o contrário”, disse.

O laboratório responsável pela vacina é a AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, e será produzida pela Fiocruz a partir do fim do ano. “Hoje, o governo federal reforça mais uma vez o seu compromisso em salvar vidas. Com a sua assinatura nessa medida provisória, estamos garantindo a aplicação de recursos em uma vacina que tem se mostrado a mais promissora do mundo”, declarou o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello.

Com a justificativa que existe uma enorme demanda global pelo produto, o governo informou que decidiu assumir parte dos riscos tecnológicos do desenvolvimento da vacina. Caso a eficácia e segurança do produto seja comprovada em uma segunda fase, a compra será ampliada.

A vacina atualmente, está em estudo clínico com testes no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia. O projeto é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos mais promissores até o momento e está na terceira e última fase dos ensaios clínicos, de testes em seres humanos.

Mais de Geral