Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Brasil

Duas vacinas serão testadas na Bahia no combate a Covid-19

Compartilhar

 

Duas vacinas, uma chinesa e outra russa, serão testadas na Bahia, segundo governador Rui Costa, que assinou nesta sexta-feira (14/8), ensaios com a Sinopharm, da China. Já a testagem com a primeira vacina registrada no mundo, está em negociação com a Rússia.

O estado atualmente é um dos principais centros de testagem de vacinas contra o coronavírus no Brasil. “É importante esclarecer que a vacina não será testada na população. Vejo muitos comentários reclamando sobre a aplicação nos cidadãos. Serão testadas em voluntários em um número bem pequeno", explicou o governador, durante uma cerimônia de entrega de equipamentos, no Parque de Exposições de Salvador. 

Duas variações de uma vacina da Sinopharm (Grupo Farmacêutico Nacional da China) serão testadas na Bahia e em outros Estados do Nordeste, segundo o protocolo de cooperação assinado. Caso seja aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), a parceria prevê o início dos testes na primeira quinzena de setembro, com a duração de três meses.

Os ensaios clínicos já entraram na fase 3, após receber a vacina cerca de 15 mil voluntários, nos Emirados Árabes Unidos. Essas as informações serão analisadas pela Anvisa para validar a testagem no Brasil, onde o governo baiano terá direito a receber os resultados oficiais e os detalhes das fases iniciais das pesquisas chinesas.

O Instituto Couto Maia, que é especializado em doenças infectocontagiosas, será o centro de pesquisas e provavelmente um dos polos de produção e distribuição da imunização. Serão cerca de 9 mil doses da vacina experimental.

O governo baiano já demonstrou também interesse em uma parceria com a Rússia, que é o país responsável pelo registro da primeira vacina contra Covid-19 no mundo.

Mais de Brasil