Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

LIV homenageia educadores e lança campanha com Fernanda Montenegro

Compartilhar

 

Fernanda Montenegro dá voz aos sentimentos da escola em vídeo intitulado “Escola que sente”, homenagem do LIV para todos os educadores do Brasil. O LIV - Laboratório Inteligência de Vida - é o programa socioemocional que está em mais de 350 escolas pelo Brasil, desenvolvendo o pilar socioemocional e criando espaços de fala e de escuta para ampliar a compreensão que os alunos têm de si, do outro e do mundo.

O filme se apresenta como uma homenagem, em forma de poesia, a todas as escolas e educadores do Brasil, personificando a instituição e refletindo sobre seus sentimentos e sobre como as pessoas e relações a formam. A escola é (ou deveria ser) presente na vida de todos e, mais do que nunca, foi possível perceber como a nossa sociedade se organiza a partir dela.

Acesse o vídeo em: https://youtu.be/6PMjT0_Rj2Q 

“A gente ouviu muito dos nossos alunos e professores que eles sentem  falta da escola. Existe um lugar simbólico de pensar que essa escola também sente falta das pessoas que a compõem e escrevem suas marcas e histórias nos seus corredores.” Conta Joana London, psicóloga e Gerente Executiva Pedagógica do LIV.

O LIV é o um programa de aprendizado socioemocional que engloba todos os anos da educação formal, desde a educação infantil até o ensino médio, atuando hoje com mais de 200 mil alunos em escolas parceiras. O programa ocorre como um tempo de aula na grade curricular e busca se expandir na escola como um pilar socioemocional. Foi pioneiro na criação de um material virtual para lidar com questões que surgiram durante a pandemia, o LIV em Casa, permanecendo, assim, junto à comunidade escolar mesmo durante o isolamento social. Independente de quando o retorno físico às escolas possa acontecer, é importante que todo o processo que estamos vivendo na comunidade escolar seja sustentado no cuidado socioemocional para todos que a compõe.

“O LIV destaca a importância do olhar para a saúde mental e emocional não só desse aluno, mas também das famílias, professores e funcionários. Essa #escolaquesente reconhece a importância de olhar mais para pessoas do que para resultados e se sensibiliza como protagonista na vida de boa parte da sociedade” Comenta Fabiana Decnop, Gerente Executiva de Marketing do LIV.

A narração do vídeo traz a experiência de uma escola viva, que fala do que sente e reconhece a importância das pessoas. Uma escola que se identifica tanto com a “gritaria e movimento” como, também, com o “silêncio e concentração”. Na busca de uma voz que pudesse trazer a importância, a leveza e a seriedade necessárias para o tema, o LIV encontrou uma parceria em Fernanda Montenegro, atriz brasileira indicada ao Oscar e ganhadora do Emmy. 

As cenas ilustram a instituição vazia e a presença isolada de algumas pessoas, representando os alunos, professores e funcionários que costumam ocupar esse espaço. A gravação das imagens ocorreu respeitando todas as indicações dos órgãos de saúde e o áudio foi enviado por Fernanda Montenegro da sua casa.

SOBRE O LIV 

Você não pode mudar o que sente, mas pode escolher o que fazer com seus sentimentos. No LIV, Laboratório Inteligência de Vida, acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida. O LIV faz parte do grupo Eleva Educação e está junto a mais de 200 mil alunos e famílias de 350 instituições de ensino parceiras. O programa está presente em todos os anos da educação formal, da educação infantil ao ensino médio, e busca fortalecer um pilar socioemocional nas escolas.

 

Flávia barreto

 

Mais de Educação