Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Mais um estudo sobre o combate a Covid-19 desta vez usando a Dengue

Compartilhar

 Reprodução

Dengue pode fornecer imunidade para covid-19, aponta estudo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Liderado pelo brasileiro Miguel Nicolelis, um dos coordenadores do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, a pesquisa comparou a distribuição geográfica dos casos de covid-19 com a disseminação da dengue em 2019 e 2020 no Brasil.

A informação foi passada pela agência de notícias Reuters, mas a pesquisa ainda precisa passar por revisão dos pares. O estudo mostra que em locais com taxas mais baixas de infecção por coronavírus e crescimento mais lento de casos foram os mesmos que sofreram intensos surtos de dengue neste ano ou no último, relatou Nicolelis.

Ele afirma que a descoberta surpreendente “levanta a possibilidade intrigante de uma reatividade imunológica cruzada entre os sorotipos de Flavivirus da dengue e o SARS-CoV-2”, diz o estudo, ao comparar os anticorpos do vírus da dengue e ao novo coronavírus.

Segundo Nicolelis, “se comprovada como correta, essa hipótese pode significar que a infecção por dengue ou a imunização com uma vacina eficaz e segura contra a dengue poderia produzir algum nível de proteção imunológica contra o coronavírus", disse.

Estudos anteriores mostraram que pessoas com anticorpos da dengue no sangue podem apresentar resultados falsamente positivos para anticorpos de covid-19, mesmo que nunca tenham sido infectadas pelo coronavírus. “Isso indica que há uma interação imunológica entre dois vírus que ninguém poderia esperar, porque os dois vírus são de famílias completamente diferentes”, pontuou Nicolelis.

Mais de Saúde