Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Mundo

Terremoto com epicentro no mar a leste do Japão é sentido em Tóquio

Abalo ocorreu a cerca de 90 km da costa leste japonesa. Autoridades não ativaram alerta de tsunami.

Compartilhar

 Socorristas trabalham em hotel em Iwaki, na região de Fukushima, após terremoto neste sábado (13) ??? Foto: Reuters/Issei Kato

Um terremoto de magnitude 7,0, com epicentro no mar a leste do Japão foi registrado na noite (pela hora local) deste sábado (13), segundo o Serviço Geológico dos EUA.

O tremor, sentido com força na capital Tóquio, ocorreu a cerca de 90 km da cidade costeira de Namie, que se situa perto também de Fukushima, cenário de uma catástrofe em 2011, quando, depois de um terremoto seguido de tsunami, três dos seis reatores da usina nuclear da empresa Tepco derreteram.

Desta vez, nenhum alerta de tsunami foi acionado pelas autoridades.


Terremoto no Japão — Foto: G1

 

O terremoto fez a região de Tóquio tremer por cerca de 30 segundos, começando às 23h08, pela hora local (11h08 em Brasília). Ele foi sentido com força também em Fukushima e Sendai.

O gabinete do primeiro-ministro janponês imediatamente criou um escritório de gerenciamento de crise e a Tokyo Electric Power Company, ou Tepco, que opera as usinas nucleares, disse que estava verificando seus postos de monitoramento em Fukushima para garantir que não houvesse vazamentos de radiação.

Em Minami Soma, um dos vilarejos da região de Fukushima esvaziados após o desastre nuclear de 2011, a NHK, a emissora pública japonesa, relatou que o forte tremor horizontal durou também cerca de 30 segundos.

Por G1

Mais de Mundo