Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Economia

Redução de orçamento faz IBGE suspender concurso

Compartilhar

 Divulgação

Nesta terça-feira (06/04), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a suspenção das provas do concurso para o Censo 2021, em decorrência da redução do orçamento aprovado pelo Congresso destinado a entidade. Com apenas R$ 71 milhões para realização da pesquisa, o texto ainda aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o IBGE, o valor não é suficiente para fazer o censo e por isso as provas do concurso para agente censitário e recenseador, que aconteceriam nos dias 18 e 25 deste mês, serão remarcadas. O Cebraspe fará um novo planejamento após uma posição do Ministério da Economia.

De R$ 2 bilhões, o valor previsto para a pesquisa foi reduzido em mais de 50%. Um documento foi encaminhado para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), defendendo a integralidade do orçamento para a pesquisa.

Treze membros da Comissão Consultiva do Censo Demográfico, entidade independente que auxilia o IBGE, assinaram a carta onde alertam que “se os recursos não forem aprovados agora, será́ impossível manter o trabalho continuo” para a execução do Censo no segundo semestre deste ano.

Mais de Economia