Facebook
  RSS
  Whatsapp

Mais um encontro é realizado em Abrantes para discutir o trânsito do distrito

Compartilhar

 

Nesta quarta-feira (15/09), aconteceu na Prefeitura Avançada da Orla, mais uma reunião para discutir mudanças para o trânsito de Vila de Abrantes, costa de Camaçari. Mais uma vez a Associação do Comércio de Abrantes e a Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) do município não entraram em consenso.

Na última reunião realizada dia 08 de setembro, representantes da Associação após conhecerem o projeto apresentado pelo órgão de trânsito, pontuaram o desejo de fazer alterações e no encontro de hoje foram apresentadas as sugestões. A STT agora vai fazer uma análise técnica sobre a viabilidade de algumas mudanças ou decidir se continuará com o projeto original feito a partir de estudos.

O presidente da Associação do Comércio de Abrantes, Alexandre Andrade Cruz avaliou de forma positiva a abertura da discursão com os empresários e sociedade civil. “É fato que precisa ter uma mudança, e não chegamos ainda em um denominador comum, e não vai ser fácil mudar um trânsito de anos da noite para o dia. Aguardamos agora que eles refaçam o projeto a partir dessas discussões e nos apresente para batermos o martelo. Sou comerciante e sei que a mudança é necessária, nós queremos que o nosso cliente tenha conforto, mas infelizmente o trânsito em Abrantes está sufocado e precisa de mudança”, exaltou

Segundo o coordenador de trânsito da STT, senhor Ferreira, o ponto que está travando a aprovação do projeto por parte de alguns comerciantes, está nas Ruas Viera de Melo e João Araújo. “A equipe técnica entende que essas vias deveriam ser mão única por conta do confronto entre ônibus chegando e saindo, onde o trânsito oscila bastante e com os veículos estacionados nas vias afunila mais e ainda tem uma escola. O recurso já está liberado pela prefeitura e as controvérsias, os contraditórios ocorreram por conta dos comerciantes, porque penso que deveria ser decidido em prol da comunidade e a melhoria de toda Vila de Abrantes e não pensando particularmente e unicamente em um ou outro comerciante”, explicou.

O debate contou com a participação da Câmara Municipal, através das presenças de parlamentares que residem no distrito, como o vereador Gilvan Souza (PSDB), que na oportunidade pontuou a importância de ampliar a discursão no sentido de pensar Abrantes como uma cidade em desenvolvimento acelerado, que não foi planejada, sem interferir na discursão técnica de um trânsito viável, apresentada pela STT. “Temos que discutir com uma perspectiva de futuro a longo prazo. Abrantes hoje não é o que a gente conhecia, existe uma nova Abrantes, onde no nosso entorno tem quatro Alphavilles, Maanaim, MRV, estamos falando de uma população infinitamente maior que os nossos moradores nativos. Estamos falando de uma Abrantes que se desenvolve diariamente, mas precisamos frear isso e fazer uma avaliação enquanto poder público, para questionar a cidade, município, federação, visto que isso aqui é um cenário de visita e do turismo do mundo inteiro”.

A vereadora Fafá de Senhorinho (DEM) ressaltou a necessidade de uma mudança urgente no trânsito da localidade. “Precisa acontecer o quanto antes porque nossa comunidade cresceu muito. Temos que ter outras reuniões pra ver como as mudanças vão interferir, porque o projeto já está pronto, mas temos que ouvir os comerciantes, e ouvir os técnicos por que eles que realmente entendem de trânsito”.

Estavam presentes ainda representantes do vereador Dr. Samuka e prepostos da Prefeitura Avançada da Orla. Uma nova reunião será realizada, ainda com data a ser definida.

Links de outras matérias sobre o assunto:

https://www.portalabrantes.com.br/noticia/25055-Transito-de-Abrantes-e-tratado-em-reuniao-com-representes-do-governo-e-do-comercio-local

https://www.portalabrantes.com.br/noticia/25073-Reuniao-para-tratar-de-mudanca-no-transito-em-Abrantes-e-adiada-e-populares-reclamam-que-nao-foram-informados-

Mais de Camaçari