Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cultura

Camaçari realiza tombamento doTerreiro Unzó Tatêto Lembá

O Terreiro é o primeiro a ser tombado com base na Lei Municipal nº 1.088/10, que institui as normas e os procedimentos, com vistas à proteção e à preservação do patrimônio cultural municipal.

Compartilhar

 

Ocorreu na manhã desta terça feira (10), em Camaçari, região metropolitana de Salvador a cerimônia do Tombamento do Terreiro Unzó Tatêto Lembá. O evento aconteceu na sede da instituição, localizado no Parque Real Serra Verde, na Estrada da Cascalheira, em Camaçari. Tatêto Lembá é o primeiro a ser tombado com base na Lei Municipal nº 1.088/10, que institui as normas e os procedimentos, com vistas à proteção e à preservação do patrimônio cultural municipal.

 

"Este é um momento histórico, com a prática de medidas efetivas para salvaguardar a construção cultural “de garantia para as gerações ao direito a cultura e ao patrimônio cultural afro-brasileiro”, falou o Prefeito de Camaçari, Ademar Delgado.

 

“Falar desse tombamento é falar justamente do que nos assegura que é o direito a vida, salvaguardar essa casa, a historicidade do meu povo que não teve essa mesma sorte de ter a sua casa, a sua terra sagrada assegurada por conta da especulação imobiliária, divisão de herdeiros de bens imprensados pela construção desordenada, enfim, são tantas hostilizações que os templos de religião de matriz africanas sofrem que hoje não existe como não pensarmos em requerer o nosso direito de salvaguardar o Terreiro de Candomblé”, ressaltou o sacerdote Táta Ricardo Tavares.

 

 

A Secretária da Cultura, Branca Vieira Lima salientou a importância do tombamento para a cultura do município. “E um momento histórico, o primeiro tombamento do município, onde eu parabenizo a toda equipe da secretaria, ao Conselho da Cultura e toda a comunidade camaçariense que participou desse processo”, diz a secretária.

 

“Hoje é um dia de festa para Secretaria da Cultura e do município, porque hoje nós concluímos um estudo que vem sendo realizado ao longo de seis anos sobre o Terreiro Tatêto Lembá, e para nós como o primeiro bem tombado do município é um ato de reparação acima de tudo",  pontuou a coordenadora de Patrimônio Cultural do Município, Ana Cláudia Almeida.

 

 

O ex-secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, que foi o precursor desse projeto, destacou a preservação da memoria de um povo. “Mais uma realização da Secretaria da Cultura, isso me deixa bastante feliz e satisfeito, Branca assumindo a pasta e a secretaria marcando mais um gol, que é esse tombamento do Terreiro Tatêto Lembá. Esse momento marca a preservação da nossa memoria e da nossa identidade, ou seja, a identidade de um povo. Esse tombamento é o primeiro de alguns que já estão em estudo”, falou Vital Vasconcelos.

 

O Terreiro Unzó Tatêto Lembá existe há 26 anos e tem mais de 100 filhos de santo. O espaço ainda abriga a Escola Municipal Zumbi dos Palmares, com 126 alunos, que teve, por quatro anos consecutivos, a maior nota em alfabetização da Bahia no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), além de ser o primeiro terreiro de Candomblé do Brasil a pactuar com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

 

Estavam presentes o secretário do Turismo, Raimundo Blumetti, o superintendente do Trânsito e Transporte, Humberto Leite, o deputado estadual Bira Corôa, o vereador José Marcelino Filho, conselheiros da Cultura Moura Positivo, Joege Pica pau, Marilton Trabuco, representantes da Sepromi (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado), IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Conselho de Cultura do Estado. Além de autoridades religiosas e mestres da cultura popular.

Conselheiros de cultura e a secretária Branca Patriçia

Sec. de governo Jailce Andrade recebendo homenagem 

Deputado estadual Bira Coroa e o presidente da Câmara José Marcelino

Tarta Ricardo

 

Fabiane Secult

Ana Claudia Almeida coordenadora de patrimônio do município

 

Ex secretário da cultura Vital Vasconcelos, conselheiro Moura Positivo e empresário Tadeu 

Conselheiro  Moura Positivo e o ex secretário municipal de educação Walter Lima

 

Portal Abrantes

Mais de Cultura