Facebook
  RSS
  Whatsapp

Limpec encerra 2ª edição do projeto “Meu descarte legal- na praia”

Compartilhar

 

Neste sábado (11/3), em Itacimirim, a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) encerrou a 2ª edição do projeto “Meu descarte legal - na praia”. Estima-se que cerca de 32 mil pessoas foram atingidas pela iniciativa, que foi realizada em outras quatro praias do município.

“É com muita alegria que encerramos hoje o “Meu descarte legal - na praia”, disse Áldene Motta, diretor-presidente da Limpec. “Estar aqui em itacimirim é motivo de muito orgulho e celebração. Nosso programa tem ganhado muito reconhecimento. Nós viemos anualmente e fazemos esse trabalho dialogando com as pessoas sobre a importância de descartar corretamente nas praias. Estamos aqui por uma questão humanitária, precisamos nos contaminar com amor aos oceanos, ao meio ambiente e fazer isso para além dessa iniciativa”, explicou.

Ao longo das ações, realizadas ainda em Jauá, Arembepe, Guarajuba e Barra do Jacuípe, a empresa orientou diretamente a população sobre como curtir a praia de maneira sustentável e os efeitos do lixo no meio ambiente quando descartados de forma incorreta.

Em apoio à Limpec, o “Coletivo preserve Itacimirim” participou da iniciativa. Criado em 2020 por moradores do local, o projeto realiza frequentemente ações de preservação e de defesa às espécies marinhas nas praias da região. O fundador Alexandre Torres explica que começou a fazer as coletas na praia  individualmente e hoje conta com uma equipe de 33 pessoas. “Hoje nosso grupo, além de fazer a coleta de lixo na praia e realizar ações de conscientização ambiental, interage com a comunidade local e outros projetos também. Estamos no segundo ano consecutivo com essa parceria com a Limpec, apoiando e auxiliando no sentido de conscientizar e levar sensibilidade ambiental à comunidade.
É também importante que os comerciantes locais internalizem esse sentimento de responsabilidade pelo local em que trabalham”, ressaltou.

Criado no ano passado, o programa retornou no verão de 2023 e, desde fevereiro, tem realizado ações ambientais nas praias da costa camaçariense. A iniciativa acontece com a finalidade de orientar e educar banhistas, visitantes, turistas e moradores sobre a importância do descarte correto de resíduos nas praias, evitando a contaminação dos mares, lençóis freáticos, além de preservação de animais e do ecossistema.

Nesta edição do projeto, a empresa inovou em criar um drive que abordou banhistas que chegavam à praia em veículos, além de equipes volantes que orientavam a população nas barracas e restaurantes à beira-mar. Além disso, em todas as praias visitadas foram feitas limpezas nas faixas de areia e nos manguezais. Foram distribuídas também, pelos voluntários, sacolas biodegradáveis para que  as pessoas recolhessem os resíduos produzidos.

Os organizadores do projeto agradeceram aos envolvidos na realização da 2ª edição do “Meu descarte legal- na praia” e informaram que a previsão é de retornar com as ações no verão de 2024.
 

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari