Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Governo envia ao Congresso projeto com mudanças do Novo Ensino Médio

Compartilhar

 

Foi enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional, na terça-feira (24), um Projeto de Lei (PL) com diretrizes para a Política Nacional de Ensino Médio, aprovado em 2017. As informações são da Agência Brasil. 

O envio do PL ocorre após as mudanças no currículo dessa etapa de ensino terem sido criticadas por entidades, estudantes, professores e especialistas. A proposta foi apresentada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e representantes de conselhos e entidades educacionais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em reunião no Palácio do Planalto. 

"A proposta é fruto de ampla consulta e debate público, como devem ser os processos democráticos. Na busca pelo consenso, o que nos une é a certeza de que nossa juventude merece mais oportunidades, com ensino médio atrativo e de qualidade", disse Camilo Santana, nas redes sociais, após apresentar o projeto ao presidente Lula.

Veja o que prevê o Projeto de Lei

- Retomada de 2,4 mil horas de Formação Básica para estudantes do ensino médio sem integração com curso técnico. Atualmente, são 1,8 mil horas de formação. 

- Volta de todas as disciplinas obrigatórias do ensino médio - como sociologia, filosofia e artes - incluindo língua espanhola em toda a rede no prazo de três anos. 

- Redes de ensino poderão oferecer de forma excepcional a Formação Básica de 2,1 mil horas desde que articulada com um curso técnico de, no mínimo, 800 horas.  

- Definição de quatro Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos Propedêuticos (itinerários). Cada percurso deverá contemplar pelo menos três áreas de conhecimento 

- Cada escola terá de oferecer dois dos quatro percursos. 

Mais de Educação