Facebook
  RSS
  Whatsapp

Marquês de Abrantes cria projeto para que os alunos tenham aulas além das paredes da escola e conheçam a história da Bahia

Compartilhar

 

Uma iniciativa da coordenação, professores e da diretoria do Centro Educacional Marquês de Abrantes (CEMA), tem ofertado conhecimento aos alunos, para além das paredes da escola. A ideia é ocupar os sábados letivos com visitas de campo, em pontos turísticos, históricos de Camaçari e região metropolitana.

O Portal conversou com a diretora do CEMA, Heliane Leão que explicou sobre a inciativa. “Quando saiu a proposta dos sábados letivos, a nossa preocupação foi como fazer valer a pena o aluno sair de sua residência e vir para a escola. Alguns alunos ficaram desmotivados por ser um dia a mais de aula, então fizemos um projeto para que eles tivessem o interesse de frequentar a aula. Pensamos em aulas de campo, proporcionando a condição deles terem uma aula prazerosa e ao mesmo tempo adquirir conhecimento”, disse.

Já aconteceram duas saídas pedagógicas nos sábados letivos e a primeira foi dia 13 de novembro, onde participaram 200 alunos. “Conhecemos a história de Camaçari, visitamos o Morro da Mantega, os meninos aprenderam porque foi dado esse nome, estendendo a visita por uma trilha até a nascente do Rio Camaçari, que foi revitalizada e despoluída. Foi uma aula de campo de História, Geografia, Ciência e outras disciplinas, paralelas a esse conhecimento. [...] Lá tem um Mirante que é muito lindo e os alunos, do topo, viram toda Camaçari e o Polo Petroquímico, para valorizar e reconhecer a importância do meio ambiente”, destacou a diretora.

No último dia 18 a visita foi no Cacimbão, em Arembepe, sentido Aldeia Hippie, onde 100 crianças marcaram presença. “Lá os meninos e meninas fizeram uma trilha até o Rio Capivara, retornando por cima das dunas. Foi um passeio onde passamos para eles a consciência do preservar, como também da história do local e da vila dos pescadores. Eles saíram com o conhecimento bastante amplo e o bacana foi ouvir eles dizerem que foi o melhor passeio de toda a vida deles, a nível de prazer e de conhecimento”, salientou Heliane Leão.

Nos dois próximos sábados a agenda já está fechada. No dia 25 os alunos vão conhecer o projeto da baleia jubarte, em Praia do Forte. Já no dia 02 de dezembro a visita será no Museo Naútico, na capital baiana. Para participar é preciso ter bom comportamento e rendimento, uma forma de incentivar outros alunos.

Outra atividade extracurricular

Na próxima quinta-feira (23), 40 estudantes da escola, que produziram um vídeo, irão lançar o trabalho no Teatro Alberto Martins, a partir das 9h.

Mais de Camaçari