Facebook
  RSS
  Whatsapp

Sedap injeta cerca de R$ 300 mil na economia local em 9ª compra do PAA

Compartilhar

 Foto: Jean Victor

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) iniciou, nesta segunda-feira (4/12), a execução da nona compra do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Até esta terça (5/12), serão investidos cerca de R$ 300 mil em 50 toneladas (t) de produtos, que beneficiarão diretamente 73 agricultores e 23 instituições socioassistenciais que atendem a mais de 12 mil pessoas no município. A atividade acontece no galpão da pasta, na rua Tomázia Josefina Mesquita Montenegro, na Estrada da Cascalheira (BA-531).

Ana Guedes, coordenadora do PAA, chama a atenção para que o produtor tenha cuidado ao acondicionar os produtos a serem negociados. “Não pode vir com areia, rachado, furado. Tem que se atentar, ter todo esse cuidado em relação aos produtos que estão sendo ofertados. Porque, lá na ponta, há idosos, crianças que vão se beneficiar com essa compra”, explicou a profissional, destacando a presença de uma engenheira agrônoma responsável pelo acompanhamento de todo esse processo de compra e venda.

Samuel Tavares, apicultor de 57 anos de vida, e atual presidente da Associação de Apicultores de Camaçari, localizada em Lagoa Seca, negociou pela primeira vez com a Sedap o mel produzido, devidamente registrado, a partir da organização coletiva. Para ele, essa conquista “representa crescimento, renda e rentabilidade. O apicultor e o agricultor, nessas áreas rurais de Camaçari, precisam desse incentivo”, reconheceu o produtor rural que conseguiu vender, na manhã desta segunda, 60 litros do produto pelo PAA.

Agricultora em Cancelas, Jade Oliveira, de 32 anos e mãe de três filhos menores, levou quase meia tonelada de produtos, entre coco seco, aipim, banana e limão. “Antes do PAA não tinha onde escoar minha mercadoria. Acabava perdendo boa parte lá na roça. E com a venda pelo PAA, eu tenho noção que eu estou plantando e vou escoar, vou ter uma renda”, declarou a agricultora, feliz por viver sua independência e sustento da família por meio de seu trabalho.

Nessa nona compra, serão contempladas as associações Pestalozzi de Camaçari, de Desenvolvimento Comunitário Sustentável, Beneficente São Thomaz de Cantuária, de Pais e Mestres Escola Comunitária Emanuel, de Moradores do Conjunto Habitacional Novo Horizonte, de Apoio Social de Camaçari, Beneficente Cultural e Religiosa do Terreiro de Lembá, Infrades de Assistência Social, Comunitária Esperança da Estiva de Buris de Abrantes (Aceba), Centro de Ação Comunitária e Filantrópica Zilda Aranha (Ceza) e a Cultural Berimbau Arte Brasil.

Também receberão hortifrutis os centros Comunitário de Desenvolvimento Recanto das Árvores, de Convivência do Idoso e da Família (CCIF), de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Especializado de Atendimento Social ao Usuário do SUS (CEASUS), de Oncologia de Camaçari (CEONC) e o de Referência de Especialidades em Saúde (Cres), além das instituições Missão Vida Bahia, Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo, Ong Vidas, Casa da Criança, Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) e o Banco de Alimentos.


 

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari