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Sesau amplia a equipe de atendimento do SAD

Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) recebeu mais um importante apoio com a inclusão de mais uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD). Os novos profissionais foram recebidos nesta quinta-feira (1º/2), na Unidade de Saúde da Família (USF) Camaçari de Dentro.

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Implantado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), em 2023, o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) recebeu mais um importante apoio com a inclusão de mais uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD). Os novos profissionais foram recebidos nesta quinta-feira (1º/2), na Unidade de Saúde da Família (USF) Camaçari de Dentro.

Presente no momento do acolhimento à nova equipe, o secretário da Saúde, Elias Natan, pontuou que, assim como todos os serviços ofertados pela pasta, o SAD é um programa especial. “Pois cuida de quem mais precisa e num momento delicado. O serviço é importante tanto para o paciente quanto para a família do usuário. Por isso, afirmo que uma das grandes felicidades que tive à frente da Sesau, foi ter feito parte da implantação desse programa em nossa cidade”.

Agora, o SAD passa a contar com duas EMAD, além de uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP).  A equipe de atenção domiciliar é constituída por profissionais, como médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta. Já a multiprofissional de apoio, é formada por nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo.

O SAD é complementar aos cuidados realizados na Atenção Básica e em serviços de urgência, e, por isso, torna-se uma eficiente solução para o acompanhamento de pacientes que podem ser desospitalizados – que é o processo que consiste na retirada do ambiente hospitalar para prosseguir com um tratamento domiciliar. Atualmente, 60 usuários são assistidos pelo programa.

O paciente, que está dentro do perfil de atendimento do programa, é acolhido pela equipe da unidade de saúde do bairro onde reside, que encaminha a solicitação para a Coordenação do Distrito Sanitário correspondente, que é responsável por enviar profissionais até a casa do solicitante, junto com o agente comunitário de saúde (ACS), para avaliar se as condições em que se encontra, realmente, cumprem os critérios exigidos. Se comprovado o cumprimento dos requisitos necessários, a família do paciente assina um termo de autorização e, na sequência, tem início o treinamento do respectivo cuidador.

Para solicitar o atendimento pelo SAD, o paciente precisa estar dentro de um perfil preestabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), com os seguintes critérios: problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde; necessidade de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo, até a estabilização do quadro; frequência maior de visitas, a partir da avaliação clínica do Projeto Terapêutico Singular (PTS); usuário que faça uso de equipamentos/procedimentos especiais, como suporte de oxigênio; e maior complexidade, exigindo abordagem multiprofissional sistematizada e frequente.
 

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