Facebook
  RSS
  Whatsapp

Sesab alerta para o risco de intoxicação por pomadas modeladores de cabelos

Compartilhar

 

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia – CIATox-BA, centro de referência estadual em Toxicologia, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, está alertando a população para o risco de intoxicação decorrente do uso de pomadas modeladoras de cabelo de diferentes marcas, diante do aumento verificado de casos notificados na Bahia, sobretudo no período de   Carnaval.

No ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. Essa decisão foi adotada em decorrência do aumento crescente do número de casos de eventos adversos (EA) graves notificados em decorrência do uso dos produtos. Então, diligências e investigações foram realizadas, sendo liberados posteriormente aqueles produtos que, até então, não tiveram relatos de eventos adversos graves e cujos processos de regularização não tinham sido cancelados pela Agência. Neste ínterim, a Anvisa, junto aos órgãos de vigilância sanitária estaduais e municipais tem acompanhado a situação, realizando ações de fiscalização em relação às empresas fabricantes e aos produtos, bem como fornecendo orientações à população sobre o uso de tais pomadas capilares.

O CIATox chama a atenção ao fato de que em todo o ano de 2023 foram notificados 19 casos no estado da Bahia, enquanto em 2024, apenas no mês de janeiro, já foram registrados 42 casos, sendo que 34 (81%) vítimas foram do sexo feminino e metade destes estão na faixa etária de 10 a 29 anos. O município de Salvador foi o que mais teve notificações, com 59,5% dos casos, enquanto Juazeiro foi o segundo em ocorrências, com 12 casos. Registraram eventos desse tipo, ainda, os municípios de Itapicuru, Barra do Choça, Poções e Porto Seguro com um caso, respectivamente.

A intoxicação acontece quando se molha o cabelo e o produto escorre, entrando em contato com os olhos, ocasionando, geralmente, problemas oculares como vermelhidão, ardência, irritação, lacrimejamento, reações alérgicas e cegueira temporária. Com as festas de Carnaval, aumenta a preocupação, considerando-se que nessas festividades, em geral, aumenta o uso desses modeladores nos penteados, tendendo a aumentar o número de casos em virtude do calor, quando as pessoas suam mais, a ocorrência de chuvas e o hábito de banho de mar e/ou piscina.

No caso de ocorrência, o CIATox recomenda:

Antes de adquirir qualquer pomada capilar, consultar a lista de pomadas autorizadas disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas. Essa consulta direta permite verificar se a pomada modeladora em questão está devidamente autorizada pela Anvisa, proporcionando segurança e conformidade com as regulamentações sanitárias vigentes;
Seguir as orientações de aplicação descritas na embalagem para garantir uma utilização segura e eficaz;
Se o produto entrar em contato com os olhos, lavá-los imediatamente com água corrente ou soro fisiológico por, pelo menos, 15 minutos;
Caso apresente reações à saúde após o uso das pomadas capilares, procurar assistência médica se a situação for grave, e caso possível levar consigo a embalagem do produto utilizado ou uma foto do mesmo.
Destacamos que a equipe do Plantão Toxicológico do CIATox-BA está disponível para orientação diagnóstica e terapêutica aos profissionais de saúde de entidades públicas e privadas, assim como a comunidade em geral, através do telefone 0800 284 4343.

Sesab\Ascom

Sesab

Mais de Salvador