Facebook
  RSS
  Whatsapp

Inscrição para novos empreendimentos do PMCMV devem começar no 2º semestre

Compartilhar

 Foto: Jean Victor

Cumprindo agenda de reuniões em Brasília, o prefeito Elinaldo Araújo esteve, nesta quarta-feira (28/2), na sede do Ministério das Cidades (MCID), onde se reuniu com o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Habitação (SNH), Rui Pires, com quem tratou, entre outros assuntos, sobre o andamento do processo legal para implantação de 1.712 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do governo federal, em Camaçari. Na ocasião, foi comunicado que o cadastramento para aquisição dos imóveis tem início a partir do 2º semestre deste ano.
 
Ao explicar sobre a atuação situação na qual estão as empresas responsáveis pela construção dos novos empreendimentos, o chefe do Executivo municipal destacou que, “as empresas cadastradas já deram entrada ao processo junto à Sedur [Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente], que tem feito os encaminhamentos necessários. Assim que possível, a documentação exigida será encaminhada para a Caixa, para efetivação do contrato. Nossa expectativa é de que o cadastro dos munícipes aconteça no 2º semestre, ou seja, logo após o início das obras”.
 
Na oportunidade, Rui Pires enfatizou que, “as oito propostas do município já foram aprovadas, e quatro construtoras estão habilitadas”. “O Ministério das Cidades tem recurso garantido para a construção das 1.712 unidades autorizadas. Quando os contratos forem assinados, as obras serão iniciadas”.
 
A titular da Secretaria da Habitação (Sehab), Vívian Angelim, que também participou do encontro, destacou a atuação da pasta no que diz respeito ao cadastramento da população interessada em adquirir um dos imóveis. “Estamos nos preparando para a fase de inscrição dos futuros moradores dos oito conjuntos habitacionais, que serão distribuídos em vários bairros da cidade”, destacou.
 
Na ocasião, o prefeito e a gestora da Sehab conheceram os novos programas habitacionais do governo federal, o de Atendimento Habitacional através do Poder Público (Pró-Moradia) e o Minha Casa, Minha Vida (MCMV) – Cidades, para os quais o município já pode se cadastrar. A proposta visa garantir às famílias com menor poder econômico, a possibilidade de adquirir imóveis com preços mais acessíveis, a partir do aporte de recursos e terrenos cedidos pela administração pública municipal.
 
Vale lembrar que a Prefeitura de Camaçari entregou no início deste ano, mais 55 unidades habitacionais no bairro Burissatuba, pelo Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, com investimentos provenientes do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), do governo federal. Ao todo, a localidade recebeu 250 moradias, incluindo 12 unidades pulverizadas, que foram construídas no entorno do empreendimento, que envolveu a demolição dos imóveis que estavam em condições precárias. 

Agência Camaçari

Mais de Camaçari