Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Prefeitura dialoga com Senai sobre formação de mão de obra local para BYD

Compartilhar

 Foto: Tiago Pacheco

Antecipando os diálogos referentes à qualificação técnica dos moradores do município, que desejam aproveitar a oportunidade de trabalhar na montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), recém-chegada no Polo Industrial de Camaçari, o vice-prefeito José Tude e secretários municipais se reuniram, nesta quinta-feira (21/3), com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para tratar sobre os preparativos para o início das capacitações.

Com foco no aproveitamento do máximo de vagas de emprego possível, para a população local, a gestão municipal está empenhada em garantir que os moradores da cidade consigam aperfeiçoar as habilidades profissionais. Se referindo à parceria com o Senai, ele falou que, “quando a Ford chegou aqui, em 2023, também tivemos a participação dessa importante instituição de ensino, que capacitou nossos jovens para trabalhar na empresa. Foi algo que deu muito certo naquela época, e agora não será diferente”, declarou Tude.

Ao comentar sobre a importância de se antecipar para o mercado de trabalho, garantindo que o município disponha de profissionais devidamente capacitados, e que eles ocupem os diversos espaços na planta fabril da BYD, o gestor da Secretaria de Governo (Segov), José Gama Neves, destacou que, “muitas pessoas estão ansiosas e aguardando as oportunidades de modernização e aperfeiçoamento de suas habilidades, e podemos contar com o Senai para que isso aconteça. Hoje fizemos alguns encaminhamentos necessários”, pontuou.

Sérgio Martins, gerente de Unidade do Senai Departamento Regional Bahia, responsável pela Regional Metropolitana, explicou que o diálogo com a Prefeitura de Camaçari iniciou no ano passado e, desde então, a instituição de ensino tem se preparado para as demandas futuras. “Temos conversado sobre a construção de um plano de formação e já estamos desenvolvendo um portfólio extenso de cursos, com foco na elaboração de um protocolo de intenções e proposta inicial de competências transversais”, pontuou.

Ainda sobre as propostas do Senai para a formação profissional do público do município, Sérgio Martins destacou a necessidade de considerar não apenas as habilidades técnicas específicas, mas também as habilidades comportamentais e relacionais. “A inclusão de disciplinas que abordam a cultura chinesa, é uma excelente iniciativa para ajudar os futuros profissionais a compreenderem e se adaptarem ao ambiente de trabalho da BYD”, esclareceu.

O encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), contou ainda com a participação do presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos; e do gestor da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas.

Também do Senai, marcaram presença a gerente comercial, Caroline Bianca Oliveira; o coordenador de área comercial, Gianmarco Furlini; e a agente comercial, Geane Marques.

 

Agência Camaçari

Mais de Cidades