Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Governo do Estado mobiliza Forças de Segurança da Bahia e do Brasil para ampliar doação de sangue

Compartilhar

 

Em um gesto de solidariedade e altruísmo, as Forças de Segurança da Bahia e do Brasil estão sendo convocadas para participar da construção de um calendário para que policiais, bombeiros, agentes penitenciários e membros das forças armadas possam contribuir de forma organizada e eficaz. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e da Fundação Hemoba ao se reunir nesta terça-feira (9) com os representantes das forças de segurança visa não apenas reforçar os estoques de sangue nos hemocentros, mas também destacar a importância da doação voluntária como um ato de cidadania e cuidado com o próximo.

A proposta é construir um calendário para que policiais, bombeiros, agentes penitenciários e membros das forças armadas possam contribuir de forma organizada e eficaz. “O objetivo é criar uma corrente de solidariedade dentro das corporações, incentivando a participação em massa desses profissionais, que diariamente dedicam suas vidas à proteção da sociedade”, afirma a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.

A doação de sangue é um processo rápido, seguro e fundamental para salvar vidas. Com apenas uma doação, é possível ajudar até quatro pessoas que necessitam de transfusões sanguíneas para procedimentos médicos variados, desde cirurgias complexas até tratamentos de doenças crônicas.

“A doação é um ato voluntário e profundamente altruísta, refletindo o compromisso das Forças de Segurança não apenas com a ordem pública, mas também com a saúde da população. Além disso, a iniciativa busca desmistificar o processo de doação, esclarecendo dúvidas e encorajando a participação regular das forças ao invés de ações específicas”, explica o diretor geral da Fundação Hemoba, Luiz Catto.

Os profissionais de segurança poderão realizar suas doações tanto nos hemóveis, que são veículos itinerantes aptos para coleta, quanto nos hemocentros na capital e no interior, o que garantirá a renovação constante dos bancos de sangue e a disponibilidade de recursos vitais para emergências e procedimentos médicos.

Sesab

Mais de Saúde