Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Mundo

Fortes tremores atingem região central da Itália; não há relatos de mortos

Imagem de vídeo mostra prédio danificado por terremoto em Visso, na Itália.

Compartilhar

 

 Dois fortes terremotos atingiram uma grande área da região central da Itália nesta quarta-feira, provocando medo entre moradores abalados por um tremor com mortes em agosto, mas não havia relatos de vítimas.

 

Os terremotos - o primeiro ocorreu duas horas antes do segundo - fizeram ruir estruturas antigas, incluindo várias igrejas rurais históricas que estavam vazias no momento em que foram atingidas.

 

O segundo tremor foi medido pelo serviço geológico norte-americano como de magnitude 6,0. A medição do primeiro foi 5,4.

 

Mais de três horas depois do primeiro terremoto, Fabrizio Curcio, chefe da Defesa Civil, disse que havia somente uma pessoa levemente ferida.

 

Todas as indicações eram que os danos não seriam próximos dos causados por um grande tremor que atingiu as regiões de Marche, Lazio e Umbria em 24 de agosto, destruiu diversas cidades e matou quase 300 pessoas.

 

Vídeos amadores veiculados pela TV mostraram nuvens de poeira subindo quando partes de construções ruíram em algumas cidades, incluindo Camerino, na região de Marche, onde uma torre do sino caiu sobre um prédio.

 

Rochas enormes, algumas com o tamanho de carros, caíram na principal rodovia norte-sul do vale do rio Nera, que conecta comunidades nas montanhas.

 

Os dois terremotos fizeram com que moradores corressem para as ruas e foram fortes o suficiente para serem sentidos na região de Nápoles, ao sul, a mais de 250 km. Concreto caiu de alguns prédios em Roma.

 

Os epicentros dos dois tremores foram perto da cidade de Castelsatangelo sul Nera, na região de Marche.

 

A histórica igreja rural de San Salvatore, do século 15, em Campo, na região da Umbria, que havia sido debilitada pelo tremor de agosto, ruiu.

 

Faltou luz em algumas áreas, e algumas rodovias foram fechadas.

 

Mauro Falucci, prefeito de Castelsantangelo sul Nera, afirmou que não havia eletricidade e que as pessoas na cidade de cerca 300 moradores haviam se reunido na praça.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, cancelou compromissos para acompanhar os desdobramentos.

 

Os terremotos desta quarta causaram ainda mais danos às já precárias estruturas de Amatrice, a cidade mais atingida pelo tremor de magnitude 6,2 de agosto, afirmaram autoridades, mas não houve feridos.

Portal Abrantes

Mais de Mundo