Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Lauro de Freitas

Prefeita assina Convênio para instalação de Agência Modelo do SINE em Lauro de Freitas

Compartilhar

 

A prefeita Moema Gramacho assinou, na tarde desta sexta-feira (27), o Termo de Convênio para a instalação de uma Agência Modelo do Sistema Nacional de Emprego (SINE), que funcionará na Casa do Trabalhador (CT), no Centro de Lauro de Freitas. O ato firmado entre a gestão municipal e o governo do estado, através da Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), também consolidou a implantação de dois Centros Vocacionais (CV) e da Agenda Municipal do Trabalho Decente.


Moema comemorou a adesão ao SINE e informou que a unidade deve começar a funcionar até o final deste ano com qualificação profissional, encaminhamento para o mercado de trabalho, habilitação para Seguro Desemprego, captação de vagas, serviço de intermediação para trabalho autônomo e um núcleo do CredBahia (programa que fomenta créditos para microempreendedores no estado). “Esse SINE terá um papel importantíssimo na cidade. Nós solicitamos que todas as empresas que estão instaladas aqui, utilizem mão-de-obra local para gerar renda e emprego em nosso município”, destacou.

De acordo com a gestora da SETRE, Olívia Santana, assim como o SINE, serão implantados em Lauro de Freitas o Centro Vocacional de Tecnologia e Permacultura - que atuará no desenvolvimento da agricultura familiar, em Areia Branca, e outro Centro voltado as trilhas de Tecnologia em Portão. Além disso, a cidade também estará inclusa na Agenda Municipal do Trabalho Descente (AMTD), “que funcionará como um fórum de discursões entre os atores que fomentam a economia no município e atuará no combate às violações dos direitos trabalhistas, fiscalizando situações insalubres ou irregularidades”, pontuou.


Apesar de possuir uma agência do SINE funcionando no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no Shopping Passéo Norte, o destaque para esta nova unidade é a abrangência de serviços, como destacou o secretário municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), Uilson Souza. Para o gestor, a agência estreitará as relações entre empregador e trabalhador. Souza comemorou a adesão e revelou ter encontrado desafios, no início da gestão, para manter a Casa do Trabalhador em funcionamento. “Nós encontramos este lugar sucateado, com mais de 15 mil currículos guardados pela gestão passada. Estamos fazendo trabalhos de pesquisa e avaliando os perfis para encaminhamento dessas pessoas ao mercado de trabalho”, contou.


Para receber o SINE, a Casa do Trabalhador passará por adequações. O serviço funcionará onde hoje é o auditório da CT. A obra será realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), com previsão de conclusão em novembro deste ano. “Nós estamos iniciando os processos licitatórios com a modalidade Carta Convite. O valor desta intervenção é de 148 mil. A estrutura do local será montada com acessibilidade para cadeirantes, salas para atendimento e um destaque para a sala dos psicólogos que foi pensada seguindo as normas próprias para o serviço, com vedação total de som”, finalizou o secretário da SEINFRA, Vidigal Cafezeiro.
 

 

Mara Campos

Portal Abrantes

Mais de Lauro de Freitas