Facebook
  RSS
  Whatsapp

 Um mundo de prioridades

Compartilhar

 

Os eleitores brasileiros, ao longo dos últimos 50 anos, a cada ciclo eleitoral (geral e local) convivem com a exposição das mesmas propostas, que não são apresentadas de maneira consistente e não são consideradas ao longo das gestões vencedoras. Questões a exemplo de mobilidade urbana (transporte urbano), regularização fundiária, educação, saúde, habitação, preservação ambiental, fomento ao emprego e renda. No período, eleições passaram a ser sinônimo de montagem de estratégia com o objetivo de ocupação do poder por grupos articulados (empresários, sindicalistas, construtores, banqueiros, empreiteiros etc.), através de figuras políticas que são financiadas para representar interesses.

Nos últimos dias algumas questões foram evidenciadas, tanto a nível nacional como em Camaçari, no contexto do cenário de polaridade nacional e o quanto as eleições municipais significam para a configuração do poder central do país. O dirigente do Partido Liberal – PL, Valdemar da Costa Neto, declara em entrevista características de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio da Silva, com a nítida intenção de se situar em uma linha intermediária sem conflito com os litigantes políticos. Um dia após, o militante petista, ex-ministro da casa civil José Dirceu descreve o desenvolvimento da modulação do sentimento de direita no país, a estratégia de ocupação de espaço, nos últimos anos e oferece crítica ao Partido dos Trabalhadores em não construir um constante processo de modernização da estrutura organizacional partidária e dos seus métodos de atuação o que proporcionaria o surgimento de novos quadros no âmbito dos municípios.

Em Camaçari, reflexo são sentidos a partir da desmobilização dos entes comunitários e de representação social com severas, embora pontuais, observações em relação aos direitos constitucionais, preservação ambiental e prestação de serviços essenciais para a população, a despeito das incansáveis investidas do ambientalista Rivelino Martins, denúncias da jornalista Angélica sobre as dunas do litoral, e um artigo do jornalista Hyago Cerqueira (destaque 1) sobre a historicidade do transporte público no município.

Manifestações dessa ordem oferecem consistência aos movimentos (partidários ou não) sobre a necessidade de proceder uma mobilização consciente na população em não aceitar os métodos que até então são apresentados para o gerenciamento da coisa pública. Não dá para confiar em quem não corresponderam ao longo da história. Necessário demonstrar interesse e vontade política em realizar o prometido, através do detalhamento das propostas e prova da viabilidade com claros indicadores de resultados.

Que DEUS e os Orixás nos protejam.

 

Adelmo Borges

Mais de Adelmo Borges