Facebook
  RSS
  Whatsapp

Eleições 2024 movimenta os assuntos gerais na 19º Sessão na Câmara de Camaçari

Compartilhar

 

Após uma votação rápida das matérias em pauta, os assuntos gerais deram o tom da 19ª sessão ordinária, do 2º período legislativo de 2023, na Câmara Municipal de Camaçari. O tema eleições 2024 pautou a maioria dos discursos.

O primeiro vereador a falar foi o presidente da Casa, Flávio Matos (União), que iniciou o discurso pontuando que faria um desabafo. “Tenho enfrentado uma jornada árdua, mas para viver o propósito, tem que suportar o processo. Tenho visto, infelizmente, pessoas se aproveitarem de um momento de decisão estratégica do nosso grupo político, do nosso líder o prefeito Elinaldo, que de uma maneira sábia, praticou a democracia, nos permitindo sonhar, e eu tenho dito isso repetidas vezes, porque nós sabemos como o chefe da oposição [Luiz Caetano], e quero resguardar os meus nobres pares de oposição, que lutam muito pela cidade, por suas ideologias, pelo que acreditam, mas infelizmente tem um chefe lá que hierarquicamente dá a ordem de cima para baixo. Mas eu não quero falar dele, quero falar do nosso grupo político, dessa permissão que nos foi dada pelo líder político de nosso grupo, que mesmo tendo alguém tão capacitado e tão referendado pelo povo, com serviços claramente prestados, como nosso vice-prefeito Tude, e vou repetir, é o meu jeito, eu sei que intelectuais vão dizer ‘ah Flávio você não deve falar dele, porque está em uma disputa com ele’, mas é meu jeito e vou falar bem dele, é um grande homem, é um grande político, é um quadro importante da nossa cidade, e estar nessa disputa já me engrandece, já me coloca como um homem realizado na vida pública”, exaltou.

Flávio Matos finalizou dizendo que não é de ficar se "vitimizando", que pelo contrário, quando é atacado busca trabalhar ainda mais, no entanto os ataques que têm sofrido “são baixos e antigos”, quando falam da possibilidade de ele ser candidato a vice-prefeito. “Desrespeitam primeiro a população, depois o direito que tenho de sonhar, e sobretudo a democracia. Não é assim que se faz política, não é assim que se convence a população, amassando alguém, ou diminuindo essa pessoa, não permitindo que ela tenha direito de crescer na vida, ou sonhar, e isso é praxe do chefe [Luiz Caetano] deles. Eles não falam 'vamos ouvir a população para saber qual é o melhor nome', é sempre ‘se quiser tem aqui um cargo de coadjuvante’. E eu quero deixar claro para a população, não existe a possibilidade [de ser candidato a vice-prefeito], pela lealdade que já demonstrei nesses 11 anos que faço política nessa cidade, não existe a mínima chance disso acontecer, ainda que em dezembro o escolhido seja Tude, falo isso abertamente. Estarei ao lado, dele caso o povo o escolha, para disputar a eleição contra o grupo da mentira, da maldade, da perseguição”, concluiu antes de afirmar que a oposição tem grandes nomes, mas que há 40 anos apenas Luiz Caetano é candidato.  

O vereador Tagner Cerqueira (PT), ao assumir a tribuna, disse ao presidente que estava solidário a ele, mas que o que estava acontecendo era o chamado “fogo amigo”, e que sabia da dificuldade da tarefa que ele está enfrentando. “Hoje quem tá lhe atacando, e quem faz política em Camaçari sabe, é o seu próprio grupo, são secretários do próprio governo Elinaldo lhe atacado e distribuído diversos cards, tentando diminuir a sua presença, a sua capacidade, e espero que o povo de Camaçari compreenda. O prefeito Elinaldo, nas vésperas de deixar o governo municipal, tem aí alimentado uma disputa e virou uma gincana entre o vereador Flávio e o vice-prefeito Tude, e a guerra está entre vocês, nós da oposição estamos assistindo de camarote, não temos nada haver com a disputa que vocês estão fazendo. Trabalhem lá, porque nós aqui já estamos caminhando com o nosso projeto, conversando com a cidade, e a cidade espera de fato que haja mudança. Todas as pesquisas qualitativas já apontam esse caminho. O povo quer mudar. E quero dizer a vossa excelência que a tarefa é realmente árdua, e fica ainda mais difícil quando o fogo vem internamente”, destacou.

O também petista Dentinho do Sindicato se mostrou solidário, mas disse que quem antecipou a campanha foi o próprio grupo político do presidente da Câmara. “A briga está entre vocês, não tem nada a ver com a gente, eu acho até que o PT está certo em não antecipar a campanha. Então quem fez essa gincana, que é como o povo está chamando, foi justamente o prefeito Elinaldo, e a gente tem que ter a tranquilidade, a capacidade e o que eu posso dizer aqui é desejar ao presidente Flávio boa sorte, mas nunca vi na história de Camaçari, um prefeito fazer um leilão para escolher um candidato, então isso aí está posto por vocês mesmos”, salientou.

O vice-presidente da Câmara, vereador Niltinho (PSDB), aproveitou as falas dos parlamentares de oposição, para dizer que já esteve do lado do PT, e não o deixaram sonhar em ser vereador. “Eu falo isso hoje, não é cuspindo no prato que comi não, eu tive lá em 2008 quando fui candidato a primeira vez e eles não dão oportunidade para o novo crescer naquele partido não, cortaram meu sonho de ser candidato nessa cidade, eu só fui para casa chorar. Em 2012 fui candidato pela primeira vez e eles não me deram nem um carro de som. Em 2016 eu estava lá, e vi o sofrimento que foi naquele partido, um começou logo a desfazer do outro, um já não valorizava mais o outro, e hoje estou aqui porque Elinaldo nos deu essa oportunidade. Eu nunca vi nesses 25 anos de vida pública, um cara com tanta palavra como o prefeito Elinaldo. Então existe aí uma conversa do novo, do velho, mas quero falar do novo. Elinaldo saiu dessa casa sem experiência, e hoje tem feito um trabalho que vai ficar na história de Camaçari. Sabemos a evolução de Flávio, e Deus permitiu que ele fosse presidente desta Casa, tem discutido todos os dias os problemas dessa cidade. Então, não tenho dúvida, que da forma que vossa excelência [Flávio Matos] tem tratado esse município, andado nos quatro cantos dessa cidade, vendo a necessidade do povo e contribuíndo com o governo, não tenho dúvida que o povo vai parar para analisar o nosso novo que passou cebo de carneiro nas canelas, porque o prefeito Elinaldo abriu uma brecha para a população escolher o melhor nome”, declarou o parlamentar apoio a pré-candidatura de Flávio Matos.

Mais de Camaçari